Quanto tempo tem a Dança?

Produção

d’art

Sinopse

Desde sempre que o Homem dançou. Antes de o fazer no palco, dançava em rituais, depois festas e encontros sociais, como faz até hoje. A dança evoluiu connosco e por isso convidamo-lo a juntar-se a nós numa viagem que começa muitos séculos antes de Cristo e não termina nunca. No dia em que se comemora o Dia Internacional da Dança, dançamos as danças dos nossos antepassados e mostramos-lhe um pouco do que virá no futuro.

Quanto tempo tem a dança? A história da dança em 45 minutos

Uma viagem no tempo e no espaço, revisitando e reinterpretando as danças de diferentes povos e civilizações

Coreografia e Direção Artística: Carolina Duarte e Carlota Garcia

Direção Musical: João Romeiras

Produção: d ́art

Duração:

45 minutos — Espetáculo

45 minutos — Workshop

O Projecto

Instituído em 1982 pelo International Theater Institute e reconhecido pela UNESCO, o Dia Internacional da Dança celebra-se a 29 de abril, em homenagem ao escritor e bailarino Jean Georges Noverre. Um pouco por todo o mundo, as celebrações incluem espetáculos, workshops, palestras e outras atividades com intuito de encorajar e estimular a participação nesta forma de arte. Neste contexto, a d’art criou um espetáculo direcionado ao público que não tenha, habitualmente, contacto com a dança, para que possa vir a conhecê-la através dos mais variados períodos que atravessou na história da humanidade. “A História da Dança em 45 Minutos” é uma viagem através do tempo e do espaço, revisitando e reinterpretando as danças de diferentes povos e civilizações, desde a pré-história até aos dias de hoje, passando pelo Egito, Grécia antiga, danças medievais e de corte, bailado clássico e moderno, bem como as diferentes danças sociais e teatrais que marcaram o século XX. Com o auxílio da música e das constantes mudanças de figurino, os bailarinos contam a história da dança de modo dinâmico, sucinto e, acima de tudo, divertido. Sendo um dos valores da d’art a valorização da arte na sociedade, o Dia Internacional da Dança afigura-se como o momento mais oportuno para chegar aqueles que podem estar mais afastados da dança e estimular o seu gosto e participação em atividades culturais. Um dos objetivos deste espetáculo é a aproximação a diferentes públicos, pelo que foi conceptualizado de forma a poder ser apresentado em qualquer espaço, sem necessidade de palco ou bastidores, sendo apenas necessário um espaço de apresentação em que os bailarinos possam movimentar-se livremente.

Workshop/aula de dança

Após o espetáculo, propõe-se a realização de uma aula, com a duração de 45 minutos, em que os participantes terão oportunidade de aprender alguns dos movimentos integrantes das coreografias espetáculo. O objetivo é uma maior aproximação à dança, através de uma abordagem mais completa, em que o participante pode, além de ser um membro do público, experienciar fisicamente segmentos simples da coreografia. No âmbito do workshop será encorajado o diálogo, para que os participantes possam colocar quaisquer questões que lhes tenham surgido, quer acerca do movimento em si, como acerca dos diferentes estilos e períodos abordados. O workshop é uma oferta da d’art, e a sua realização será opção da organização de acolhimento. Contudo, é importante salientar que implica a utilização de um espaço em que todos os participantes possam movimentar-se livremente.

Start typing and press Enter to search