Todos estão a observar-te

Produção

d’art

Sinopse

Em 1949, George Orwell publicou um livro chamado 1984. Tal como o nome indica, a história desenrola-se no ano de 1984 e retrata um futuro terrível, em que existe uma ditadura opressiva, sem liberdade de expressão ou direito à privacidade, guerras constantes, e a certeza de que o Big Brother, ou Grande Irmão – líder político imaginário – está sempre a observar cada um dos habitantes do seu país.

Consegues imaginar? O que farias se estivesses constantemente a ser observado? Se não tivesses privacidade, porque havia câmaras e ecrãs por todo o lado? Se não pudesses dizer – nem sequer pensar! – aquilo que quisesses e não pudesses fazer nada para alterar o mundo à tua volta? Será que não podias fazer mesmo nada?

É nesta situação que se encontram Winston e Júlia, as personagens principais deste espetáculo. Será que este mundo, imaginado por George Orwell, está muito distante de nós? Consegues lembrar-te de alguma situação em que tenhas permitido que forças desconhecidas entrassem na tua vida, observassem os seus gestos, passos e a escutassem (ou lessem) todas as suas palavras? Fará sentido preocupares-te com o Big Brother, se todos estiverem a observar-te?

Everyone is watching you – Todos estão a observar-te

Everyone is watching you –Todos estão a observar-te – Ao entrares, estás a concordar com os Termos e Condições, bem como com nossa política de privacidade, tal como o fazes quando te registas num site ou rede social.

Direção Artística: Carolina Duarte e Carlota Pignatelli Garcia

Composição e Direção Musical: João Romeiras

Produção: d ́art

Duração: 60mn

Estreia: 2020

10 de Outubro de 2020

AMAS – Auditório Municipal António Silva, em Agualva-Cacém

O Projecto

Este projeto diz respeito a uma peça de dança, destinada a jovens do segundo, terceiro ciclos de escolaridade e ensino secundário, embora seja acessível ao público no geral. A peça consiste numa adaptação da obra 1984 de George Orwell e tem como objetivo provocar nos jovens uma reflexão acerca da privacidade e da liberdade no contexto da utilização das novas tecnologias. Ao sensibilizá-los a essas problemáticas, pretendemos gerar uma conversa acerca dos cuidados que podem ter para proteger-se no mundo virtual. Este emblemático livro do século passado revela-se bastante atual, podendo refletir a realidade dos dias de hoje, em que somos cada vez mais controlados, constantemente vigiados por câmaras, e a privacidade se encontra cada vez mais comprometida. Este tema é particularmente pertinente para os jovens hoje em dia, já que dificilmente serão capazes de conceber um mundo em que não estejam constantemente conectados. Por esse motivo, não lhes será natural questionar e refletir acerca da sua privacidade. Ao ceder constantemente os dados, ao publicar imagens e vídeos diariamente, partilhando a localização, identificando os amigos, não estaremos a convidar, não só o Grande Irmão, mas todos os “irmãos” a observar-nos? Caso a apresentação se destine à comunidade escolar, após o espetáculo, propomos uma reflexão e conversa acerca do tema e das precauções a tomar para a proteção de cada um.

Start typing and press Enter to search